quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quinta Cultural no Museu Serra do Cafezal recebe índios da tribo Kayapó

Envolver a população no processo de desenvolvimento cultural do município é uma das marcas que mais relevantes na atual administração da Prefeitura Municipal de Serranópolis, que traz a presença e a participação direta da comunidade nas ações culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Já com quase um ano do Projeto das QUINTAS CULTURAIS, a população Serranopolina vem a cada semana, dentro do espaço museológico, participando das diversas manifestações artísticas organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo junto ao Museu Serra do Cafezal.
Música, dança, teatro, cinema, poesia, causos, piadas, são algumas linguagens artísticas e cultura popular apresentadas nas Quintas Culturais, onde as pessoas da comunidade e alguns turistas encontram no local um espaço de intercâmbio cultural e de troca de idéias, pois na ocasião é servido um caldo de frango que tornou-se também uma identidade do evento.
Neila Carvalho, Secretária de Cultura e Turismo de Serranópolis afirma que encontrou no Projeto, uma forma de formar público para o Museu e para as diversas atividades desta Secretaria, valorizando e ampliando a produção artística local. Lázara Lelize, Diretora do Museu, acrescenta ainda que “com as Quintas Culturais as pessoas passam a identificar e valorizar o Museu como seu próprio patrimônio, reconhecendo nele um espaço que é seu. Muitas pessoas, inclusive da comunidade, que não conheciam o Museu, passaram a freqüentá-lo, a partir das Quintas Culturais.”
O Projeto faz ainda um trabalho de resgate dos valores culturais da comunidade, pois foi inserido dentro dele um espaço de HOMENAGEM para pessoas que fazem ou fizeram um trabalho relevante na história da cidade. A homenagem é feita através de música, depoimentos gravados em vídeo e poesias, que são produzidas por um poeta da cidade, Senhor Wilson Miranda, que escreve especialmente para a pessoa que será surpreendida com a homenagem. Já foram diversas homenagens realizadas nas Quintas Culturais e que mostram visivelmente a emoção das pessoas homenageadas e dos espectadores do evento.
O Prefeito, Sídinei Pinheiro e a primeira dama, Marilei Pinheiro sempre presentes nas Quintas Culturais, afirmam que percebem no evento, além da importância cultural, um momento de lazer e entretenimento que foi acrescentado à comunidade.
De tamanha importância que ganhou a Quinta Cultural, foi necessário estender o evento para uma Quarta Cultural, neste mês de abril, mês do Índio. A convite do senhor Othon Leonardos, proprietário da Pousada Ecológica Guardiões do Cerrado, deste município, o Museu Serra do Cafezal recebeu a presença de índios kayapós que apresentaram um pouco de sua vivência, através da dança, da música e da pintura corporal realizada em algumas pessoas que participaram do evento. Houve uma participação intensa da comunidade que conheceu e se encanto com a cultura da tribo, inclusive das crianças que trocaram experiência com as crianças da tribo.
Os índios Kayapós, que moram em aldeias no Pará, se hospedaram durante uma semana na Pousada Ecológica Guardiões do Cerrado, onde conviveram com os hóspedes apresentando sua cultura e reconheceram em algumas das pinturas rupestres encontradas na região um estilo que é próprio de sua tribo.
Há estudos comprovados, afirma o senhor Othon Leonardos, professor doutor da Universidade de Brasília que os Índios Kayapós, moraram aqui na região durante milênios e deixaram uma grande obra de arte nas grutas e abrigos destacando o município como referência do turismo cultural brasileiro.
Foi uma grande experiência adquirida durante os momentos que a comunidade conviveu com esta tribo. A importância da presença dos Kayapós no município fez com Prefeito, Sídinei Pinheiro, que os recebesse em sua casa oferecendo um jantar e aproveitou para fazer um novo convite de retornar ao município.

Clique nas imagens para ampliar.

0 comentários:

Postar um comentário