segunda-feira, 31 de maio de 2010

Semana Nacional de Museus Faz Histórias em Serranópolis

Uma série de programações e inaugurações marcou a Semana Nacional de Museus na cidade de Serranópolis, entre os dias 20 e 23 de maio. O evento que é idealizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) acontece em todas as instituições museais do país e já está em sua 8ª edição, sendo Serranópolis inserido nesta programação pela segunda vez consecutiva.
O tema proposto pelo IBRAM e debatido em todos os museus deste ano foi: Museus e Harmonia Social. O Museu Serra do Cafezal desenvolveu o tema em toda programação proposta, começando, no dia 20 de maio com a histórica inauguração do “Armazém de Cultura”, complexo cultural, composto por sete salas que abrigam diversas instituições culturais e salas administrativas.
O Museu que teve sua reestruturação acompanhada pela consultoria de uma museóloga do IBRAM, Girlene Chagas Bulhões, é uma das Instituições do Armazém de Cultura e foi reinaugurado neste complexo cultural. Anteriormente o Museu ocupava as dependências do CAT( Centro de atendimento ao Turista)e hoje, possui um espaço que confere a adequação da expografia de todo o seu acervo, que é composto por peças que retratam aspectos naturais, pré – históricos, históricos e culturais da região.
O espaço expositivo do Museu ganhou uma sala de exposição temporária que antes o Museu não possuía. A sala foi inaugurada com uma belíssima exposição de fotografias do fotógrafo jataiense, Roosevelt Vilela que registrou de maneira muito original, a escavação realizada em 1996, do Homem da Serra do Cafezal, de 11.000 anos, na Gruta do Diogo, município de Serranópolis. São ampliações fotográficas, algumas grandes angulares, que contam a história do município diante do mundo.
Outro espaço que o Museu ganhou foi o Memorial do Mateuzinho, uma justa homenagem ao Sr. Mateus Gonçalves, já falecido, que foi o antigo proprietário do Armazém, quando era um armazém de grãos e também pelo fato de ser um homem completamente envolvido com as artes e a cultura. Por isso foi mantida a antiga máquina de beneficiar arroz no espaço do Memorial, que conta um pouco de sua história e fotografias da cidade, que o próprio Sr. Mateus encomendou na década de 70 e que foram todas doadas pela família.
As outras exposições que já pertenciam ao acervo do Museu tiveram sua expografia integradas com o espaço de maneira que o visitante acompanha o conteúdo e o contexto da mostra, como participante da própria exposição.
O Bazar Serrano é outra Instituição deste complexo cultural que foi inaugurado para atender aos artesãos do município que desenvolvem seus produtos e que até então não possuíam um espaço para os comercializarem. Ao lado, foi inaugurada a oficina Poli Arte que também atenderá aos artesãos no que se refere ao aprendizado de novas produções artesanais, bem como ao aperfeiçoamento e melhoria da qualidade de seus produtos, além da realização de oficinas de outras linguagens artísticas, como dança, teatro, música e artes plásticas.
As atividades desenvolvidas na oficina serão oferecidas à comunidade em geral e, sobretudo ao público credenciado à Secretaria de Promoção e Assistência Social. Desta forma o trabalho desta Instituição será realizado através da parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com a Secretaria de Assistência e Promoção Social.
O auditório, que também faz parte do Armazém de Cultura, recebeu o nome: “Sala Eliziário” em homenagem ao fundador da cidade, um grande apreciador e participante da cultura local. A Sala foi equipada com cadeiras históricas de cinema dos anos 70 e 80 e será palco de diversas manifestações artístico-culturais, como mostra de filmes, teatro, música, dança, etc, além de eventos ligados à promoção da cidadania.
A ocupação e a revitalização do Armazém de Cultura que estava abandonado por décadas e que agora foi cedido para a Prefeitura, através de contrato de comodato, será o local de integração e harmonia social da comunidade serranopolina e também de turistas que visitam a região.
Vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo, o Armazém é apontado pelo SEBRAE como referência de empreendedorismo cultural e turístico, um grande potencial de transformação urbana, social, cultural e turística. Será um espaço de construção e intercâmbio do conhecimento estruturados em opções de lazer, convivência, sociabilidade, resgate da memória e auto-estima. Suas ações serão fortalecidas pela parceria do SEBRAE, através de consultorias nas atividades que definem a identidade cultural do município.
Dentro da programação da Semana Nacional de Museus, ainda no dia 20, foi realizada palestra que tratou do tema proposto pelo IBRAM, com a Museóloga, Girlene Bulhões, seguido de sarau de poesia de Wilsom Miranda e música com professor Luciano de Lima, da Escola de Municipal de Música de Serranópolis e seus alunos.
No dia 21, Décio Coutinho, gestor de projetos culturais do SEBRAE proferiu uma palestra sobre a Harmonia Social em espaços de Cultura, também seguido de apresentação do Grupo de Teatro local, dirigido por Rodrigo Pereira.
A programação foi encerrada no dia 23 de maio, com uma expedição turística na Fazenda Novata, Fazenda histórica do município, sendo oferecido um almoço e uma merenda com pratos típicos da culinária regional. As Expedições Turísticas fazem parte do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a ACOTES ( Associação de Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis).
A Diretora do Museu Serra do Cafezal, Lelise Carvalho,uma das organizadoras do evento afirma que a programação desta edição da Semana Nacional de Museus, ficará realmente na memória de todos os serranopolinos que sempre desejaram um espaço onde pudessem participar de ações que promovam o desenvolvimento pessoal e coletivo da comunidade.

Neila Carvalho
Secretária de Cultura e Turismo
Serranópolis- Go

0 comentários:

Postar um comentário